Pastoral da Comunicação


CAPÍTULO I
O QUE É PASTORAL DA COMUNICAÇÃO?

1.  Definição
            O ponto de partida deste Manual é a definição de Pastoral da Comunicação (PASCOM). Esta pastoral é definida da seguinte forma pela CNBB, no documento número 75:

É a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais”.
        
            A PASCOM se situa em relação às demais pastorais numa situação semelhante à Pastoral de Conjunto. Pois devido à sua natureza, ela tem de perpassar e se inteirar de todas as relações dentro da comunidade.  Pois promove, integra e anima as pastorais.
            A ação da PASCOM é divulgar os trabalhos da comunicação a fim de que tudo seja transparente e mostrado a todos a repercussão das ações das pastorais.

2.  Objetivos
            Os principais objetivos são: Evangelizar através da comunicação, tornando presentes os valores cristãos na mídia; Manter os fiéis informados sobre os acontecimentos e ações da comunidade e divulgar os eventos e festas promovidos na comunidade. Isso possibilita a integração dos fiéis e sua participação mais ativa, além de melhorar a imagem da comunidade.

3.  Fundamentação bíblica
            A ação da PASCOM tem um embasamento bíblico. Primeiramente, porque as Escrituras são a Comunicação por excelência. Os termos constantemente usados por nós que se referem à Bíblia como Verbo, Palavra de Deus, Revelação, Evangelho (Boa notícia), são nos ligam à idéia de comunicação.
            E em segundo lugar, a mensagem da Igreja deve se servir dos meios modernos de comunicação para ser anunciada. Os mandatos estão presentes no Evangelho: “Vinde, vede e anunciai” (Jo 1, 39), “Ide e contai o que estais ouvindo e vendo” (Mt 11, 2-5) e “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16, 15).

4.  Meios de Comunicação
            A PASCOM precisa de uma equipe para divulgar as atividades das pastorais que se utilize dos meios disponíveis: Informativo impresso, programa de rádio, site, blog, mural. Não importa a simplicidade do meio, mas sim a mensagem. A partir desta consideração percebemos que as comunidades mais carentes podem e devem também se envolver na PASCOM.

5.  Como organizar a PASCOM
            A Pastoral da Comunicação se estrutura a partir de dois documentos eclesiais a instrução Aetatis Novae (lê-se etátis nove) e estudos da CNBB número 75, Igreja e Comunicação. Eles são fundamentais na estruturação da pastoral. As referências à pastoral são muitas. 12 documentos pontifícios a recomendam e 30 documentos da CNBB fazem referência à mesma.
            A instrução Aetatis Novae propõe 3 ações prioritárias: A criação de grupos nas diversas circunscrições da Igreja e a articulação para uma comunicação democrática, dialógica e participativa. Não faltam documentos para embasar esta pastoral que ganhou uma predição da Igreja dentro do espírito do Concílio Vaticano II.

6.  Plano de implantação
              Para a nossa realidade a forma mais funcional para organizarmos a Pastoral na forania é adotarmos o sistema de redes, criando representantes para a forania, depois nas paróquias, depois nas comunidades eclesiais. As informações sairiam dos pequenos grupos até chegar aos maiores e cada instância selecionaria e publicaria o que fosse do interesse do seu público, seja em sites, jornalzinho ou rádio.
                       Além do apoio dos padres e das lideranças das comunidades, precisamos formar uma equipe bem diversificada, para isso acontecer cada colaborador deve identificar em sua comunidade aquelas pessoas que gostam de escrever, que gostam de falar, que gostam de fotografar, que gostam de tecnologias. É necessário envolver tanto quem sabe comunicar quanto quem tem o conhecimento técnico dos meios.

________
GAMITO, José Aristides da Silva. Manual da Pastoral da Comunicação. Conceição de Ipanema: Editado por Blog “Forania de Ipanema On line”, 2011.