CAPÍTULO I
O QUE É PASTORAL DA COMUNICAÇÃO?
1. Definição
O ponto de partida deste Manual é a definição de Pastoral da Comunicação (PASCOM). Esta pastoral é definida da seguinte forma pela CNBB, no documento número 75:
É a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais”.
A PASCOM se situa em relação às demais pastorais numa situação semelhante à Pastoral de Conjunto. Pois devido à sua natureza, ela tem de perpassar e se inteirar de todas as relações dentro da comunidade. Pois promove, integra e anima as pastorais.
A ação da PASCOM é divulgar os trabalhos da comunicação a fim de que tudo seja transparente e mostrado a todos a repercussão das ações das pastorais.
2. Objetivos
Os principais objetivos são: Evangelizar através da comunicação, tornando presentes os valores cristãos na mídia; Manter os fiéis informados sobre os acontecimentos e ações da comunidade e divulgar os eventos e festas promovidos na comunidade. Isso possibilita a integração dos fiéis e sua participação mais ativa, além de melhorar a imagem da comunidade.
3. Fundamentação bíblica
A ação da PASCOM tem um embasamento bíblico. Primeiramente, porque as Escrituras são a Comunicação por excelência. Os termos constantemente usados por nós que se referem à Bíblia como Verbo, Palavra de Deus, Revelação, Evangelho (Boa notícia), são nos ligam à idéia de comunicação.
E em segundo lugar, a mensagem da Igreja deve se servir dos meios modernos de comunicação para ser anunciada. Os mandatos estão presentes no Evangelho: “Vinde, vede e anunciai” (Jo 1, 39), “Ide e contai o que estais ouvindo e vendo” (Mt 11, 2-5) e “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16, 15).
4. Meios de Comunicação
A PASCOM precisa de uma equipe para divulgar as atividades das pastorais que se utilize dos meios disponíveis: Informativo impresso, programa de rádio, site, blog, mural. Não importa a simplicidade do meio, mas sim a mensagem. A partir desta consideração percebemos que as comunidades mais carentes podem e devem também se envolver na PASCOM.
5. Como organizar a PASCOM
A Pastoral da Comunicação se estrutura a partir de dois documentos eclesiais a instrução Aetatis Novae (lê-se etátis nove) e estudos da CNBB número 75, Igreja e Comunicação. Eles são fundamentais na estruturação da pastoral. As referências à pastoral são muitas. 12 documentos pontifícios a recomendam e 30 documentos da CNBB fazem referência à mesma.
A instrução Aetatis Novae propõe 3 ações prioritárias: A criação de grupos nas diversas circunscrições da Igreja e a articulação para uma comunicação democrática, dialógica e participativa. Não faltam documentos para embasar esta pastoral que ganhou uma predição da Igreja dentro do espírito do Concílio Vaticano II.
6. Plano de implantação
Para a nossa realidade a forma mais funcional para organizarmos a Pastoral na forania é adotarmos o sistema de redes, criando representantes para a forania, depois nas paróquias, depois nas comunidades eclesiais. As informações sairiam dos pequenos grupos até chegar aos maiores e cada instância selecionaria e publicaria o que fosse do interesse do seu público, seja em sites, jornalzinho ou rádio.
________
GAMITO, José Aristides da Silva. Manual da Pastoral da Comunicação. Conceição de Ipanema: Editado por Blog “Forania de Ipanema On line”, 2011.