Criação e Edição de Blogs

CAPÍTULO V

INFORMATIVO ELETRÔNICO:
 COMO CRIAR UM BLOG

A internet é um meio bem barato de se comunicar. O fator negativo é o pouco acesso a ela em algumas regiões mais rurais. Existem diversos serviços que podem ser usados para divulgar eventos das comunidades como as redes sociais e os e-mails. Por exemplo, pelo MSN (Messenger) é possível realizar uma reunião de alguma pastoral on line.
A comunidade pode contratar o serviço de uma empresa para criar um site com aparência profissional ou pode simplesmente recorrer a serviços gratuitos e administráveis por usuários com conhecimentos básicos de internet. O serviços do blogger (www.blogger.com), do Word Press (br.wordpress.com), do Uol Blog (blog.uol.com), são formas simples e gratuitas de se criar uma página na internet para a sua paróquia. Seu você desejar personalizar o endereço é preciso pagar. Mas o custo é bem baixo.

5.1. Criação de um e-mail
            Para se criar um blog do serviço do blogger é necessário criar um e-mail. Nesse caso, recomendamos um e-mail do Google, o Gmail.  Para a criação do e-mail basta procurar por www.google.com/account na internet. À direita da página, aparecerá a opção “criar uma conta” ou, em inglês, create an account now. Ao seguir clicar na opção, e em seguida, é só preencher os campos do formulário e clicar no botão “eu aceito. Crie minha conta” ou I accept. Create my account. Por meio deste e-mail você poderá criar um blog e gerenciá-lo.
5.2. Criação de um blog
            Depois de ter criado o e-mail, com este e-mail aberto, vá até o seguinte endereço do serviço do Blogger: www.blogger.com. Escolha a opção “Crie um blog. É grátis” ou Create a blog. It’s free. Em seguida, preencha todos os campos exigidos e confirme que aceita criar o blog.

           
            Resumindo o processo de criação de um blog, os passos são os seguintes:
1º - Acessar o site: www.blogger.com.
2º - Escolher a opção Create your blog now/Crie seu blog agora.
3º - Preencher as informações pedidas e fechando com a aceitação das condições de uso.
4º - Definir o nome do blog.
5º - Escolher o template/Modelo.
6º - Quando a aparecer a mensagem de conclusão com sucesso Your blog has been created! já pode começar a postar

5.3. Como postar um texto ou foto
         Quando seu blog já estiver criado, Entre no serviço do Blogger com seu e-mail aberto e, em seguida aparecerá a página “Painel”, clique em “Nova postagem”. É importante você digitar e formatar seu texto no Word primeiramente, depois você só copia e cola sua matéria em “Nova Postagem”. A seguir, um tutorial passo-a-passo:
1º - Formate o texto no Word e escolha as fotos.

2º - Vá até o blogger e faça login. www.blogger.com.

3º - Depois de entrar, clique em NOVA POSTAGEM.

4º - Digite ou coloque seu texto aí e dê um título.

5º - Para inserir fotos, clique no ícone  de imagens e escolha uma no seu PC.

6º - Aguarde o carregamento. Isso pode demorar.

7º - Clique sobre a imagem para inserir legenda ou alterar o tamanho.

8º - Depois de tudo formatado, clique em publicar postagem.

9º - Clique em visualizar postagem para ver se ficou bom, se tiver ficado erro, clique na barra superior em nova postagem e edite de novo.

10º - Depois de tudo pronto, clique em sair. Enquanto não aparecer a página abaixo, você não terá fechado com sucesso.

5.4. HTML
            Para alterar a configuração dos modelos do blogger é preciso compreender a linguagem HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto). Mas com criatividade e combinando os vários recursos pode personalizar um blog na opção “Design”.

5.5. Notícias em blogs
         As atualizações nos blogs devem mais constantes. A comunicação na internet é um processo rápido que exige novidades frequentemente. O blog pode servir de um banco de notícias, do qual serão selecionadas as matérias de um informativo paroquial mensal. O blog permite a postagem de notícias num tempo mais próximo aos acontecimentos. Mas o processo de redação é semelhante ao de um impresso. A vantagem do blog é a contemporaneidade da notícia, espaço maior para usar as fotos de um evento, há o recurso também de postar vídeos, áudios, subsídios pastorais em formato PDF. No caso do vídeo, você pode armazená-los usando o serviço do You Tube. Quanto ao áudio e aos textos em PDF, o ideal é armazená-los no 4 Shared (lê-se Four Shared).

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GAMITO, José Aristides da Silva. Manual da Pastoral da Comunicação. Conceição de Ipanema: Editado por Blog “Forania de Ipanema On line”, 2011.