terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Definição de PASCOM

Os fundamentos da Pastoral da Comunicação

Conceito

Entende-se por Pastoral da Comunicação uma ação organizada e planejada com o intuito de promover relações dentro da comunidade e da comunidade com a sociedade. Por meio deste processo a Igreja se relaciona com a sociedade mostrando a sua ação e a sua mensagem.
Do ponto de vista teológico o modo de Jesus dialogar com sua cultura é um modelo para o comunicador na pastoral. Paulo é exemplo de integração com as culturas, usou todos os meios disponíveis de sua época para proclamar a mensagem do Evangelho.
Em síntese, é a pastoral da integração das ações internas da Igreja e da conexão da Igreja com a sociedade, levando a todos a mensagem e o testemunho da fé.

Objetivos

São objetivos da PASCOM:
ü Evangelizar pela divulgação da mensagem e dos testemunhos;
ü Dar unidades às ações comunicativas da Igreja;
ü Construir comunhão entre as pessoas a exemplo das primeiras comunidades;
ü Promover a pessoa humana, estimulando a cidadania.

Ações fundamentais

Alguns pontos fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho:
ü É necessário compreender o papel da Pastoral da Comunicação dentro da Igreja. A recomendação oficial pode ser comprovada em diversos documentos como o decreto Inter Mirífica (1964), Redemptóris Míssio, documento 59 da CNBB “Igreja e Comunicação: Rumo ao Novo Milênio” (1997).
ü Envolver pessoas que tenham amor à comunicação, que sintam o valor dos meios de comunicação. O gosto aliado ao conhecimento traz ótimos resultados.
ü Formar uma equipe mesmo que seja pequena para começar. É bom que sejam pessoas entusiasmadas, dispostas a aprender, abertas ao diálogo.
ü Articular a PASCOM em contato com as demais pastorais para fazer circular a informações e usar todo tipo de mídia disponível em cada realidade.
ü Cultivar a espiritualidade da comunicação, da abertura ao diálogo com a diversidade, pondo a dimensão missionária da PASCOM.
ü Estabelecer estratégias adequadas para comunicar se relacionando com a sociedade sabendo discernir o que muda e o que permanece.



CITAÇÕES DO DECRETO INTER MIRIFICA:

1. Entre as maravilhosas invenções da técnica que, principalmente nos nossos dias, o engenho humano extraiu, com a ajuda de Deus, das coisas criadas, a santa Igreja acolhe e fomenta aquelas que dizem respeito, antes de mais, ao espírito humano e abriram novos caminhos para comunicar facilmente notícias, ideias e ordens. Entre estes meios, salientam-se aqueles que, por sua natureza, podem atingir e mover não só cada um dos homens mas também as multidões e toda a sociedade humana, como a imprensa, o cinema, a rádio, a televisão e outros que, por isso mesmo, podem chamar-se, com toda a razão meios de comunicação social.

2. A mãe Igreja sabe que estes meios, rectamente utilizados, prestam ajuda valiosa ao género humano, enquanto contribuem eficazmente para recrear e cultivar os espíritos e para propagar e firmar o reino de Deus; sabe também que os homens podem utilizar tais meios contra o desígnio do Criador e convertê-los em meios da sua própria ruína; mais ainda, sente uma maternal angústia pelos danos que, com o seu mau uso, se têm infligido, com demasiada frequência, à sociedade humana.

0 comentários:

Postar um comentário