Apresentação de Programa de Rádio


CAPÍTULO IV

PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE
UM PROGRAMA DE RÁDIO

A produção e a apresentação de um programa de rádio requerem além da habilidade da comunicação oral o conhecimento de alguns detalhes técnicos. É importante se informar antes de planejar um programa se rádio é AM ou FM, comercial ou comunitária. Hoje é possível também criar uma rádio via internet, é uma web radio. Em rádios comunitárias deve tomar todo o cuidado para provocar polêmicas porque é uma rádio destinada à expressão de toda comunidade, ela deve ser imparcial.

4.1. Técnicas de locução
            Algumas considerações sobre locução devem ser feitas. Não é mais exigido um timbre de voz grave e forte. Qualquer pode se comunicar em rádio, desde que saiba se expressar. O tom da voz depende também da emoção que se quer passar para o ouvinte. Isso depende de cada gênero de programa.
            Quem comunica em rádio deve ter segurança na fala, preferir um nível de linguagem médio de modo que atinja pessoas das mais variadas classes sociais e que falem as diferentes modalidades da língua. A dicção precisa ser boa, pronunciar bem as falas, evitar expressões ambíguas e gírias. A fala deve transmitir a emoção da mensagem. Os cuidados com a voz são indispensáveis. É recomendável sempre aquecer a voz antes de falar.
            Em um programa, não imponha seu gosto musical, procure comunicar em sintonia com o gosto do ouvinte. Ouvir rádio é um bom exercício para a atividade de locutor. Não se devem copiar estilos, mas escutar rádio ajuda a cada compor seu modo de se expressar.
            Para que o programa flua naturalmente é preciso haver uma sintonia entre o locutor e o operador. O entrosamento entre os dois é importante para evitar erros como: músicas erradas, vinhetas no momento inadequado.

4.2. Produção e apresentação de programa
            O apresentador/locutor deve montar um roteiro para o programa prevendo duração, assuntos, músicas a serem tocadas. Quanto à leitura de textos, imprima-os em letra maior, treine a leitura antes, procure saber a correta pronúncia de palavras desconhecidas. Além disso, estabeleça uma sintonia com operador mostrando-o com antecedência seu roteiro. Por isso é importante chegar com antecedência no estúdio. Uma lista de recomendações que deve reger o roteiro, a seguir:

·      Saudação ao ouvinte incluindo data e hora.
·      Informar o nome da rádio e sintonia.
·      O apresentador/locutor deve se identificar.
·      Convite para participar citando telefone ou e-mail.
·      Anunciar as músicas dizendo cantor e título.
·      Listar os assuntos a serem comentados.
·      Não encerrar o programa bruscamente, é bom despedir.
·      Não deixar de anunciar o próximo programa.

             Em caso de gravação, tudo isso deve planejado, previsto, gravado e editado para que o áudio chegue com qualidade até o ouvinte.

4.3. Gêneros do rádio
            A PASCOM pode atuar no rádio comunicando através de diversos gêneros: Programa, spots, jingles. O programa tem uma duração maior e envolve músicas, falas, quadros. O spot é uma mensagem curta de duração de 30 segundos. Ele serve transmitir uma ideia, propagar uma mensagem. O jingle é peça curta também com música para incutir uma ideia. O spot e o jingle são inseridos na programação da rádio várias vezes conforme o combinado com a direção da emissora.
            Dentro de programa pode-se usar músicas, entrevistas, jingles, spots, participação ao vivo. A combinação final desses elementos é que tornará o programa atraente.

4.4. Gravação
            Se determinado apresentador tem dificuldade em estar ao vivo no dia e na hora do programa é possível gravá-lo e editá-lo para que não fique sem apresentação. É importante manter a freqüência na apresentação para fidelizar os ouvintes. Existem vários softwares de gravação. Os mais usados são o Sound Forge e o Audacity. O apresentador para agilizar seu trabalho deve ter algumas noções de um desses programas.

4.5. Automação
Atualmente, as rádios são informatizadas e automatizadas. O apresentador precisa de algumas noções básicas do software utilizado no computador da rádio para rodar a programação. Existem dois softwares bastante usados o Playlist e o Raduga. Com o auxílio de um computador não é mais necessário usar CDs e aparelhos de Som. Todas as músicas e as vinhetas podem ser armazenadas no computador. O apresentador pode montar todo o seu programa no software e rodá-lo com facilidade, dando as devidas interrupções para a fala.
Se o programa for gravado nem sempre é necessária a presença do apresentador na rádio, é só enviar o áudio para algum funcionário programá-lo para a hora certa do programa. Dependendo do tamanho do arquivo pode ser até mesmo enviado por e-mail.

________

GAMITO, José Aristides da Silva. Manual da Pastoral da Comunicação. Conceição de Ipanema: Editado por Blog “Forania de Ipanema On line”, 2011.