Elaboração de Informativo Impresso


CAPÍTULO III
ELABORAÇÃO DE UM
INFORMATIVO IMPRESSO

É bom saber que há diferença entre um jornal e um informativo. Consideramos o jornalismo uma publicação de informações de modo imparcial, que trabalha com notícias de diversos assuntos e de a toda a sociedade. Já um informativo é uma publicidade, na verdade. Ele dá notícias somente de uma classe ou de uma instituição. Um informativo paroquial não publicará, normalmente, notícias da prefeitura, de outra igreja, por exemplo. Os jornais de paróquias são informativos publicitários.

3.1. Funções jornalísticas
            Para a elaboração de um jornal ou informativo, precisamos montar uma equipe e dividir as tarefas. Existem redatores, repórteres, fotógrafos, colunistas e revisores. Para gênero ou etapa da produção existe profissional específico. Em caso de pequenos informativos, é necessário que existam pelo menos um redator, um revisor e um fotógrafo.

3.2. Produção de um informativo
            O processo de produção do jornal tem as seguintes etapas: Pauta, apuração, redação e edição.  A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. A apuração é a busca das fontes. A redação é a etapa da produção de textos a partir das informações encontradas. A edição é a organização final dos textos, das fotos e todo material a ser publicado. A diagramação é a disposição do material como ficará no papel. É a etapa final da edição. Geralmente, esta etapa é feita pelos profissionais de uma gráfica.

3.3. Editorias
            Normalmente, os jornais padronizam as suas páginas. Cada página trata sempre de um assunto específico. Estas páginas são chamadas de editorias. São editorial, expediente, coluna social. Nos informativos paroquiais essas divisões podem ser feitas por pastorais, separando o que é notícia do que é artigo. O leitor se acostuma com a organização e encontra mais facilidade ler seu assunto predileto.

3.4. Diagramação
            A diagramação é arte de montar o jornal propriamente dito. Ela envolve a disposição dos textos e das fotos para o jornal seria impresso. Geralmente, um designer gráfico se ocupará desta tarefa. A equipe pode ter um ou utilizar o serviço da gráfica contratada para imprimir o jornal. Normalmente, as gráficas já têm um funcionário que realiza este serviço.
            Uma boa diagramação é fundamental porque ela dá cara ao jornal. Os detalhes como o tipo de letra, as cores e a disposição das fotos também comunicam. O leitor será atraído pela aparência do jornal. Ao enviar um jornal para a gráfica é bom que o responsável pelo mesmo veja a diagramação antes de ele ser impresso. É preciso fazer uma revisão minuciosa.
            A título de informação os jornais e revistas são editados em softwares de design gráfico como Corel Draw X4, Page Maker, Adobe Illustrator ou Inkscape. São que exigem certas habilidades para serem aprendidos.

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GAMITO, José Aristides da Silva. Manual da Pastoral da Comunicação. Conceição de Ipanema: Editado por Blog “Forania de Ipanema On line”, 2011.