Produção de Textos


CAPÍTULO II
PRODUÇÃO DE TEXTOS

Nós estamos muito acostumados a escrever textos informais e subjetivos. Isso dificulta bastante quando partimos para a escrita de um texto noticioso para um blog ou para um informativo impresso. Antes de falarmos propriamente sobre produção de textos, é importante apresentarmos os principais gêneros jornalísticos: Jornalismo informativo e jornalismo opinativo.
Jornalismo informativo: Trata as informações sem emitir opinião e sem juízo de valor. São exemplos deste gênero a notícia, a reportagem, a entrevista e a nota. Jornalismo opinativo: Trata as informações com liberdade de emitir opinião. Pertencem a esta natureza o editorial, o artigo, a crônica e a coluna.

2.1.         O gênero jornalístico informativo
2.1.1. Notícia
Antes de começarmos a redação de uma notícia, precisamos das seguintes informações: O que aconteceu? Onde aconteceu? Quando aconteceu? Por que aconteceu? A notícia deve ser um texto bem objetivo. O primeiro parágrafo é decisivo para passar essas informações. A isso se dá o nome de lide na linguagem jornalística. O Manual de Redação da Folha de São Paulo assim define o que é notícia: “Puro registro dos fatos, sem opinião”. O lugar da opinião é no artigo.
O texto noticioso é estruturado assim:

Título                   Lide                      Corpo

2.1.2. Redação de uma notícia
Devemos evitar considerações pessoais. Quando optarmos por elas, façamos através de citação da fala de algum participante do evento. Não está proibido o uso de recurso poético na reportagem, mas devemos evitar elogios excessivos e exaltação de personalidades ou de eventos.
A notícia deve ser direta e objetiva. As impressões sobre a importância ou não do acontecimento, as emoções provocadas pelo mesmo, para tudo isso o redator deve preferir coletar falas dos participantes e não ele mesmo tomar partido na avaliação do evento. Lembramos que a declaração textual deve vir entre as aspas. Por exemplo, “As mulheres representam uma força extraordinária na vida da Igreja”, declarou o bispo.
Em notícias sobre eventos religiosos o redator deve evitar escrever partes com tons de orações, preces e homilias. No texto noticioso não há reflexões. Essas só podem ser usadas se for através da fala de alguém. E quanto aos nomes de pessoas, dados em geral, devem ser exatos, completos e por extenso. Nunca se deve apenas dizer padre Fulano. É preciso escrever o nome completo. O mesmo nós devemos fazer com todos os nomes que aparecerem em uma notícia.
Outra situação que se deve evitar é o uso abusivo de maiúsculas. Os títulos como padre, irmã, dom, devem ser escritos com minúsculas. Não é errado o contrário, apenas a recomendação nossa é mais atual e é a tendência que se observa nos grandes jornais.
 O mesmo ocorre com os termos paróquia, diocese. Tudo deve ficar com letra minúscula. A não ser quando forem usadas isoladas com referência a uma determinada circunscrição sobre a qual já se falou no texto anteriormente. Quando já se falou, por exemplo, da paróquia de Ipanema, em algum trecho do texto poderá usar Paróquia significando especificamente aquela paróquia como um todo. Até mesmo este caso pode ser evitado se o texto for claro.

2.1.3. Títulos
O título de uma notícia é um convite para o leitor. Ele deve ser direto, curto e comunicar o que vai ser noticiado. Geralmente, ele é escrito no presente e em 3ª pessoa. Por exemplo, “Bento XVI vai à Jornada Mundial da Juventude”.

2.1.4. Fotos e legendas
Quando formos enviar fotos junto com uma notícia para alguma publicação é bom que se identifiquem as pessoas e os lugares que aparecem nelas. As informações são importantes para as legendas. A legenda pode ser descritiva ou pode também acrescentar uma informação não expressa pelo texto. Às vezes, colocamos uma legenda com uma descrição óbvia. Pode ocorrer por falta de tempo para elaborar algo mais significativo. Mas esse tipo deve ser evitado.

2.1.5. Formatação
A notícia deve ter parágrafos curtos e precisos. Em caso de enviá-la via internet é bom que seja salva no formato de um editor de texto conhecido e anexada ao e-mail. Com o Word, por exemplo, deve ser salvo na extensão.doc. A finalidade é manter a formatação original do texto e ser compatível com o editor de texto do destinatário. Se você simplesmente colar o texto em uma página de e-mail poderá correr o risco de alterar a configuração do texto. São cuidados que ajudam quem vai receber e publicar o seu texto.

2.1.6. Revisão
Após a redação de um texto, não podemos nos esquecer da revisão gramatical, ortográfica. É bom a gente ler mais de uma vez. Não confiar nos corretores de aplicativos como do Word. O software não dá conta de corrigir um texto com precisão. Sua função é apenas auxiliar. Pedir outra pessoa para ler o texto é recomendado. Há erros que somente os outros vêem.

2.1.7. Reportagem
A reportagem se distingue da notícia por ter uma extensão maior. Nesse caso, a notícia é apurada de modo mais ampliado, consultando várias fontes, abordando diversos aspectos do assunto. Este tipo de texto dá margem para interpretação dos fatos por parte do redator.

2.1.8. Entrevista
            A entrevista é forma de coleta de dados através de perguntas diretas a pessoas que tem domínio de um determinado assunto ou presenciaram algum acontecimento.

2.2.         O gênero jornalístico opinativo
O espaço dentro do jornalismo para emitir opinião é através do artigo, da crônica, da coluna e do editorial. O artigo é uma narração sobre determinado assunto com a emissão de valores. A coluna é um texto no qual o autor emite opinião fatos que ocorrem em determinada área. Nesse caso, pode ser política, sociedade, comportamento.  Já a crônica é um texto redigido a partir da notícia, é bem solto e humorado.
O editorial é um texto opinativo sem assinatura que apresenta o ponto de vista de um órgão de comunicação. É importante ressaltar que em muitos informativos paroquiais o editorial é, na verdade, a palavra do padre. Esse costume não é recomendado. Deve-se destinar outro espaço para as mensagens do padre.



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GAMITO, José Aristides da Silva. Manual da Pastoral da Comunicação. Conceição de Ipanema: Editado por Blog “Forania de Ipanema On line”, 2011.