2º Encontro da Pascom da Forania de Ipanema

No dia 12 de fevereiro, a paróquia de Chalé sediou o 2º Encontro da PASCOM da forania de Ipanema.

2º Encontro da PASCOM da forania de Ipanema

No domingo, 6 de novembro, a forania de Ipanema realizou o I Encontro da Pastoral da Comunicação no salão paroquial de Conceição de Ipanema.

Primeira reunião diocesana da PASCOM

No dia 6 de março de 2011 foi realizado o primeiro encontro diocesano dedicado à Pastoral da Comunicação, em Caratinga. .

Diocese de Caratinga

Fique por dentro das notícias da diocese.

Notícias da forania de Ipanema

Saiba o que acontece em cada paróquia da forania de Ipanema

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Conhecimentos básicos para edição de boletins paroquiais


OFICINA “INFORMATIVO IMPRESSO”[1]

A comunicação escrita nas paróquias pode ocorrer através de vários gêneros: Informativos (boletins paroquiais), murais, cartazes, fôlders, panfletos, cartilhas e subsídios pastorais.

Etapas de produção

O processo de produção do jornal tem as seguintes etapas: Pauta, apuração, redação e edição.
ü  A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. A apuração é a busca das fontes.
ü  A redação é a etapa da produção de textos a partir das informações encontradas.
ü  A edição é a organização final dos textos, das fotos e todo material a ser publicado. A disposição desses elementos nas páginas é chamada de diagramação.

Os gêneros textuais

            Os principais gêneros são notícia, reportagem, entrevista, artigo e editorial.
ü  A notícia é uma narrativa pura dos fatos sem emitir opinião.
ü  A reportagem se distingue da notícia por ter uma extensão maior. Nesse caso, a notícia é apurada de modo mais ampliado, consultando várias fontes, abordando diversos aspectos do assunto. Este tipo de texto dá margem para interpretação dos fatos por parte do redator.
ü  A entrevista é forma de coleta de dados através de perguntas diretas a pessoas que tem domínio de um determinado assunto ou presenciaram algum acontecimento.
ü  O artigo é uma narração sobre determinado assunto com a emissão de valores.
ü  O editorial é um texto opinativo sem assinatura que apresenta o ponto de vista de um órgão de comunicação.

Produção de informativos e cartazes

Depois de selecionada e redigida a mensagem, inicia-se a etapa de diagramação. Para divulgação de eventos da comunicação os formatos indicados são o cartaz e o fôlder. As notícias e artigos são reservadas para o boletim.
 Geralmente, são usados programas de computador como Page Maker, Corel Draw, Adobe Illustrator. São programas mais complexos. Em casos de boletins simples podem ser feitos até mesmo no Microsoft Office Word ou BrOffice.


[1] III Encontro da PASCOM da forania de Ipanema, dia 3 de junho de 2012, em Chalé.

PLANO DE CONSOLIDAÇÃO DA PASCOM NA FORANIA DE IPANEMA


Instrumentum Labóris


Conjunto de Ações Comuns[1]

1.  Organizar uma rede de comunicadores partindo das comunidades para os setores até o âmbito paroquial e eleger uma coordenação paroquial para gerenciar as atividades da rede.
2.  Definir quais meios de comunicação atingem melhor os paroquianos e organizar equipes específicas para cada meio com a assessoria de pessoas com conhecimento técnico nas áreas.
3.  Considerar os diversos meios de comunicação que estão à disposição das comunidades, investindo na pluralidade de linguagens: Impressos, rádio, vídeo e internet.
4.  Procurar cumprir nas paróquias as metas propostas nas reuniões da forania, auxiliando, inclusive, as demais paróquias que ainda não foram integradas ao processo de consolidação da Pastoral da Comunicação.
5.  Depois de consolidada a base da pastoral nas paróquias, expandir em atitude missionária a ação, oferecendo às demais paróquias auxílio na implantação da PASCOM.
6.  Fortalecer as equipes de Pascom através da formação contínua para o uso dos meios de comunicação, se possível promover mensalmente reuniões para estudos.
7.  Envolver-se com as demais pastorais para que toda a comunicação da paróquia seja assessorada pela Pascom a fim de que aperfeiçoe o modo de comunicar das paróquias.
8.  Envolver as comunidades com menos recursos na Pascom, utilizando-se de meios simples e acessíveis como jornal mural, cartazes, exposição de fotos, divulgação das celebrações e eventos da comunidade.
9.  Compartilhar as notícias e divulgação de eventos das paróquias em âmbito de forania e de diocese, utilizando-se para isso o blog da Forania de Ipanema, Portal da Diocese de Caratinga e Revista Diretrizes.
10.         Adotar como meta até 4 de novembro de 2012, ter funcionando na paróquia: a) Uma equipe ativa da Pascom; b) Informativo Impresso atuante; c) Um blog/site sempre atualizado. Em paróquias, onde há rádios, manter pelo menos um programa semanal de 1 hora.




[1] Recomendações dos encontros: Encontro Diocesano da Pascom, Caratinga, 06/03/2011; I Encontro da Pascom da forania de Ipanema, Conceição de Ipanema, 06/11/2011, II Encontro da Pascom da forania de Ipanema, Chalé, 12/02/2012.